Dicas e receitas da culinária vegan

Aquela especial

Nenhum comentário
Minha querida Vó Dirce sempre cozinhou muito, o lugar que eu mais a vi foi dentro de uma cozinha, preparando cada refeição com muito amor e carinho. Nos nossos aniversário ela acordava 5 horas da manhã para fazer comida para um batalhão de gente, que na verdade eram pouco mais de 10 pessoas, mas ela preparava sempre uma abundância de receitas que sempre nos deixavam com água na boca e barriga cheia. Hoje a minha velhinha tem seus 88 anos e não cozinha mais, mas todos nós entendemos, pois ela dedicou toda a sua vida a cuidar da gente e sempre com o nosso prato de comida preferida.

Estou falando dela, pois uma das coisas que eu mais gostava de comer na casa dela era polenta, não a frita, aquela cremosa. Eu cresci comendo na casa dela e na minha também. Por sinal, minha mãe faz uma polenta que é divina (como tudo que ela faz). Eu acho que polenta é um prato extremamente "caseiro" mas que você facilmente pode transformá-lo em algo bem requintado.

Esta versão de polenta é bem interessante, pois possui uma apresentação bonita e você pode reproduzi-la em alguma ocasião mais especial.

Vamos aos passos?

POLENTA AO MOLHO FUNGHI COM CEBOLA ROXA CARAMELADA


INGREDIENTES
- 250g de farinha de milho para polenta
- 1 litro de caldo de funghi secchi
- 100g de funghi secchi
- Sal
- Pimenta do Reino
- Azeite
- 2 cebolas roxas grandes
- 2 dentes de alho

MODO DE FAZER
Coloque 1 litro de água para ferver. Desligue. Acrescente o funghi secchi e o hidrate por 10 minutos. Retire os funghis mas sem descartar o caldo. Peneire o caldo para retirar os grãos de terra que talvez possam ter. Pique os dentes de alho e refogue no azeite até dourar, jogue a polenta e o caldo de funghi aos poucos, mexendo sem parar até que a farinha de milho engrosse e esteja completamente cozida. Ela estará no ponto quando não houver mais grãozinhos de milho, então acerte o sal. Faça agora a cebola caramelada, corte-a em fatias médias e coloque-as em uma frigideira anti aderente com alguns fios de azeite. A cebola irá caramelar sozinha se você colocá-la em fogo baixo e mexá-la ocasionalmente. Se achar necessário acrescente mais um pouco de azeite. Após 10 minutos, coloque o funghi hidratado e refogue por mais 5 minutos, acerte o sal e acrescente um pouco de pimenta do reino. A polenta estará um pouco mais sólida, então esquente-a rapidamente e coloque uma porção em um recipiente redondo e alto (como uma xícara de chá), previamente untado para que a polenta fique com a forma como está na foto. Para servir coloque uma porção em cada prato e jogue o molho de funghi com cebola caramelada e regue com azeite.
Dica: Acompanhe com brócolis

Espero que gostem!

Nenhum comentário :

Postar um comentário