Dicas e receitas da culinária vegan

Merece ser compartilhada

Nenhum comentário
Antes de ser vegana eu passei quase 1 ano no vegetarianismo, foi em outubro de 2006 que eu virei adepta da alimentação sem carne. Posso afirmar que as coisas naquela época não eram fáceis, nós não tínhamos a quantidade de produtos industrializados que temos hoje e muitos que tinham eram bem ruins, as informações sobre receitas também não eram muito satisfatórias, mas felizmente eu achei um refúgio em uma comunidade no Orkut, a "Receitas Éticas" e na Revista dos Vegetarianos. Estes foram dois meios que me auxiliaram muito para eu aprender mais sobre a culinária vegana e descobrir esse hobby maravilhoso que é cozinhar.

Ontem eu estava fuçando em diversos sites e comunidades de receitas veganas e nada me contentou muito, então eu lembrei de umas primeiras receitas que eu fiz e que ganharam MUITO meu coraçãozinho pela gastronomia veg. É o palmito de forno que foi postado na Revista dos Vegetarianos há muuuuuuitos anos. Você pode conferir a receita original aqui. Eu fiz algumas modificações, pois o molho branco da receita é feito com extrato de soja e hoje em dia isso não me agrada, resolvi apostar na mistura de leites vegetais de amêndoas e aveia. Antes de tudo eu gostaria de esclarecer que eu nunca consegui deixar esse prato visualmente certinho, ele sempre parece uma gororobinha, mas uma gororoba que merece ser compartilhada...

PALMITO DE FORNO


INGREDIENTES
- 1 vidro de palmito
- 2 tomates
- 1 cebola média
- 1 dente de alho grande
- 1/2 cubo de caldo de legumes
- 1 xícara de leite de amêndoas
- 1/2 xícara de leite de aveia
- 1 colher de sopa de amido de milho
- Azeite
- Sal
- Pimenta do Reino
- 1 colher de sopa de cheiro verde
- Batata palha para cobrir

MODO DE FAZER
Pique a cebola, o alho e o tomate em cubinhos. Separe metade da cebola e alho e doure com azeite, acrescente o tomate e refogue até o tomate estar levemente cozido. Corte o palmito em rodelas e acrescente no refogado. Acerte o sal, a pimenta do reino e coloque o cheiro verde.


A parte misture os leites vegetais com 1 colher de amido de milho. Refogue o restante da cebola e do alho com azeite e acrescente o leite vegetal, vá mexendo até engrossar e ficar cremoso e acrescente o caldo de legumes.


Em um refratário, (eu utilizei um quadrado relativamente pequeno) disponha o refogado de palmito, coloque por cima o creme e por último acrescente a batata palha por todo o refratário. Leve ao forno por 20 minutos e sirva com uma salada.

Nenhum comentário :

Postar um comentário