Dicas e receitas da culinária vegan

Picnic

Nenhum comentário
Olá, pessoal!

Para quem não sabe, o Cozinha da Vegan é parceiro do Camaleão. E dia 02 de fevereiro eles irão fazer um picnic vegano em Taubaté-SP. Como não poderei comparecer a este evento resolvi colaborar e separei algumas receitas legais para um picnic vegan e saudável. Quem for da região do Vale do Paraíba e da cidade de São Paulo compareçam!!! 

Para mais informações acessem o site http://camaleao.org/veganique/

PICNIC VEGANO



O verão chegou com tudo no hemisfério sul e só quem é bobo vai aproveitá-lo dentro de casa Aproveite o calor para fazer picnic com os seus amigos, família, namorado(a) ou até mesmo sozinho. Separe uma toalha que caiba todos, uma cesta bem bonita, talheres, guardanapos, canecas e prepare as receitas a seguir e eu te garanto que o seu passeio será um sucesso! Não esqueça do protetor solar!

Bom, as receitas são:
- Cuscuz de legumes
- Espetinhos de palmito, tomatinhos e manjericão
- Quibe de batata com crispys de cebola
- Bolo de laranja
- Limonada Refrescante


CUSCUZ DE LEGUMES


Estas receita você pode fazer em uma forma grande e cortar na hora ou então fazer em forminhas individuais.


INGREDIENTES

- 1 pimentão vermelho pequeno em cubinhos
- 1/2 xícara de ervilhas frescas (ou congeladas)
- 1 cenoura média em cubinhos
- 1 cebola pequena em cubinhos
- 1/2 xícara de brócolis picadinho
- 1/2 xícara de milho
- 100g de palmito em rodela
- 200g de farinha de milho
- 2 colheres de sopa de azeitonas picadas
- 300g de molho de tomate (eu prefiro caseiro)
- Sal
- Azeite

MODO DE FAZER

Refogue no azeite a cebola, o pimentão e a cenoura (caso a ervilha seja fresca refogue primeiro também). Após 3 minutos coloque o milho, a ervilha e o brócolis. Abaixe o fogo, tampe e deixe os legumes amolecerem levemente. Salpique um pouco de sal e acrescente a farinha de milho. Mexa até envolver bem todos os legumes e acrescente o molho de tomate. Mexa constantemente até que a farinha de milho esteja cozida. Se necessário acrescente um pouquinho de água para não queimar o fundo. O cuscuz só estará no ponto quando os floquinhos de milho estiverem macios. Por fim acrescente o palmito e mexa rapidamente, para evitar que o palmito desmanche. Corrija o sal e regue com um pouco de azeite. Transfira o cuscuz para uma forma untada com óleo, de preferência aquelas com um furo no meio ou então para forminhas individuais. Leve a geladeira por no mínimo 2 horas. 
Se agradar sirva com uma colher de molho de tomate por cima.


ESPETINHOS DE PALMITO, TOMATINHO E MANJERICÃO



INGREDIENTES

- 100g de tomatinho cereja
- 200g de palmito açaí
- 3 colheres de sopa de manjericão fresco
- 3 colheres de sopa de azeite
- Sal
- Espetinhos de madeira

MODO DE FAZER

Fatie os tomatinhos ao meio, o palmito em rodelas e quebre ao meio os espetinhos. Monte os espetinhos com um tomatinho, um manjericão, um palmito, um manjericão etc...
Para o molho coloque em um recipiente o azeite, 1 colher de sopa de manjericão e o sal. Esmague bem as folhas de manjericão no azeite, para que o sabor penetre no azeite. Na hora de servir regue os espetinhos com o molho.


QUIBE DE BATATA COM CRISPYS DE CEBOLA



Essa receita eu já postei aqui, vocês podem conferir a receita clicando neste link http://cozinhadavegan.blogspot.com.br/2013/04/o-errado-que-deu-certo.html


BOLO DE LARANJA

A receita é do livro "Cozinhando sem Crueldade" da Ana Maria Curcelli, eu apenas reproduzi. Fico devendo a foto do bolo desenformado, mas posso garantir que ficou um sucesso!


INGREDIENTES

3 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 pitada de bicarbonato em pó
1 xícara e 1/2 de suco de laranja
1/3 xícara de óleo

GLACÊ DE LARANJA

1 xícara de açúcar branco
1/3 xícara de suco de laranja

MODO DE FAZER

Peneire e misture, numa vasilha, todos os ingredientes secos. Depois, junte a eles os ingredientes úmidos e misture com uma colher de pau até obter uma massa homogênea. Coloque numa forma média, untada, e leve para assar em forno na temperatura 180ºC por cerca de 35 minutos, ou até o centro do bolo ficar seco. Para fazer o glacê de laranja misture os ingredientes numa tigela, não é preciso levar ao fogo. Caso seja necessário use um pouco mais de suco para umidificar. Espalhe o glacê na superfície do bolo ainda morno.

PS: Meu forno é mais lerdinho, então ficou aproximadamente 55 minutos no forno. Não esqueçam que bolos vegans precisam ser assados em temperatura baixa, o fermento SEMPRE deve estar novinho, evite colocar a massa no forno muito quente e só abra o forno após uns 30 minutos.


LIMONADA REFRESCANTE



Inspirada na receita do Jamie Oliver recriei a limonada refrescante

INGREDIENTES

- 300 mL de água com gás
- 400 ml de água de coco fresca
- 1 colher de hortelã fresco
- 1 colher de chá de gengibre picado
- 3 limões sicilianos (caso não tenha substitua pelo comum, mas vale a pena o siciliano)
- Gelo

MODO DE FAZER

Em uma jarra esprema os limões e acrescente o hortelã e o gengibre. Amasse bem o gengibre e o hortelã para que o sabor de ambos sejam liberados. Acrescente a água com gás e a água de coco. Sirva com bastante gelo.
Você pode turbinar sua limonada acrescentando pedaços de frutas, como melancia e pêssego.


Bom picnic, amigos!

Nenhum comentário :

Postar um comentário