Dicas e receitas da culinária vegan

Ceia de Natal

2 comentários
Depois de um período ausente, voltei para mostrar a vocês como podemos compor uma ceia de natal vegana e com sabor. São duas novas receitas e duas já postadas aqui no blog.

Você pode fazer uma ceia com apenas quatro pratos, caso queira aumentar, sugiro uma salada de folhas, maçã verde e damasco.

Montar um jantar deste leva tempo, então vá correndo para o mercado, compre os ingredientes e logo cedo comece a preparar tudo.


2. Couscous Marroquino Na Redução de Laranja
3. Assado de Amêndoas Recheado de Cogumelos

(Para acessar as receitas já postadas clique em cima do nome delas)
Vamos as receitas inéditas:

Couscous Marroquino Na Redução de Laranja




INGREDIENTES

- 200g de couscous marroquino
- 1 xícara de caldo de legumes
- Suco de 2 laranjas
- 1/2 colher de chá de cominho 
- 1/2 colher de chá de açafrão
 - 2 de sopa colheres de uva passa branca
- 1 colher de sopa de damasco picado
- 1/2 maço de folhas de beterraba
- 1 colher de sopa de amêndoas picadas
- 50g de tomatinho cereja
- 1 cebola pequena
- Azeite

MODO DE FAZER

Em uma panela esquente o caldo de legumes, o açafrão, o suco de laranjas e o caminho. Deixe ferver e reduzir 1/4 do líquido, desligue. Acrescente o couscous e deixe-o cozinhar nesta redução. Rasgue as folhas de beterraba em pedaços médios. Corte a cebola em tiras fininhas, doure no azeite e refogue as folhas de beterraba, acerte o sal. Em uma frigideira regue com azeite e acrescente os tomatinhos, abaixe o fogo e abafe com uma tampa. Se o azeite secar, coloque um pouquinho de água para os tomatinhos cozinharem levemente. Em um recipiente, coloque o couscous, as folhas, o damasco, uva passa, amêndoas e os tomatinhos, misture bem.


ASSADO DE AMÊNDOAS RECHEADO COM COGUMELOS




INGREDIENTES

- 1 alho poró picado em rodelas
- 100g de couve flor
- 200g de amêndoas
- 1 colher de sopa de shoyu
- 1 colher de chá de fumaça líquida
- Azeite
- Pimenta do Reino
- Tomilho fresco
- Cogumelo Paris
- 1 dente de alho grande
- 1/2 cebola

MODO DE FAZER

Em uma leiteira coloque as amêndoas, cubra de água e deixe ferver de 5 a 7 minutos para cozinhar a amêndoa, reserve a água. Em um processador coloque as amêndoas e a couve flor, bata até obter uma massa, se necessário acrescente a água do cozimento da amêndoa. Refogue o alho poró no azeite, até que fique macio e acrescente na massa. Tempere com o shoyu, pimena do reino e fumaça líquida. Reserve. Higienize o cogumelo e corte-o em fatias finas. Refogue com a cebola no azeite até que esteja cozido mas ainda crocante e salpique sal e tomilho. Unte um refratário, e coloque metade da massa, não cubra o refratário, arrume-o de forma a ficar alto, conforme a foto. Acrescente o refogado de cogumelos e por fim cubra com o restante da massa. Asse em forno médio até o assado ficar crocante.


Feliz Natal a Todos!

2 comentários :

  1. o que é "fumaça liquida"? onde se compra?

    ResponderExcluir
  2. Deisi, fumaça líquida é um líquido com gosto defumado. Ela é feita com água que fica quase em contato com tiras de madeira que estão queimando, assim ela absorve esse gosto defumado. Eu compro na loja Bombay, Herbs e Spices, procure na internet, pois eles tem lojas em vários lugares.

    Abraços =D

    ResponderExcluir