Dicas e receitas da culinária vegan

Mousse de Abacaxi Caramelizado

Nenhum comentário
Como vocês podem perceber eu não posto muitas receitas de doces e é por um único motivo: meus doces nunca saem bons! Eu posso fazer centenas de receitas salgadas e elas sempre ficam sensacionais, mas os doces são difíceis. Sendo assim, vim compartilhar um doce que eu fiz e deu MUITO certo!
O meu mousse de abacaxi é bem simples e rápido. Esse é para aquelas vezes que você abre o abacaxi e descobre que ele foi colhido de madrugada, ou seja, está AZEDO! Você pode se quiser usar o condensado de soja, ou outro condensado vegetal, eu indicaria o de amêndoas, mas acredito que o de aveia sairia bom. Outra coisa que eu uso é o ágar ágar, lembre-se de uma coisa, o ágar precisa ser quase branquinho, se for cinza ele ainda terá um gosto de alga e o mousse ficará com um gosto horrível!

Mousse de Abacaxi Caramelizado



INGREDIENTES

- 330g de condensado de leite vegetal
- 200g de creme de leite vegano (de soja ou de tofu ou de arroz)
- 1 abacaxi grande
- 2 colheres de sopa de ágar ágar
- 1/2 xícara de açúcar
- Canela

MODO DE FAZER

Comece descascando o abacaxi e separe 1/4 dele picadinho. Em uma frigideira coloque o açúcar e mexa em fogo baixo até que ele comece a caramelizar levemente. Acrescente o abacaxi e mexa-o até que esteja bem caramelizado. Polvilhe canela e reserve.
No liquidificador, bata o abacaxi até ele ficar líquido. Coloque o suco em uma leiteira e junte o ágar ágar, mexa em fogo baixo até ferver. Volte para o liquidificador e acrescente o condensado e o creme de leite vegano. Bate até obter uma mistura bem homogênea. Junte as fatias de abacaxi caramelizadas e distribua a mousse em potinhos. Leve à geladeira 3h antes de servir.

DICA: Se desejar acrescente folhas de hortelã no final.

Condensado de amêndoas:
http://vidamaissaudavel.wordpress.com/tag/leite-condensado-de-amendoas/
Condensado de aveia:
http://www.menuvegano.com.br/article/show/256/leite-condensado-de-aveia
Creme de tofu:
http://www.menuvegano.com.br/article/show/24/creme-de-tofu-substituto-do-creme-de-leite


Abraços (:



Nenhum comentário :

Postar um comentário