Dicas e receitas da culinária vegan

Vocês precisam experimentar

4 comentários
Ando fazendo tantas coisas boas, mas minha câmera quebrou e eu só tenho o iPad para tirar foto, sendo assim, elas não estão saindo muito bonitas. Mesmo assim, as comidinhas mais gostosas eu estou registrando para que vocês saibam que apesar da foto feinha a receita vale MUITO a pena.

É o caso do meu Kebab de Couve Flor. Essa receita não é minha, é uma adaptação da Marli Carneiro que está disponibilizada no Menu Vegano. A única modificação que fiz foi usar amêndoas, pois eu não tinha nozes.

Ao fazer essa receita tive a ideia de transformá-la em um kebab, como amante da culinária árabe, posso afirmar que essa combinação ficou espetacular O legal é que é uma receita bem pouco calórica e muito nutritiva.

KEBAB DE COUVE-FLOR



MOLHO DE TAHINE


INGREDIENTES

- 2 colheres de sopa de Tahine
- 1 colher de sopa de água
- 1 colher de sopa de suco de limão
- Sal
- Pimenta do reino
- 1 dente de alho BEM PEQUENO

MODO DE FAZER

Pique muito bem o alho. Misture com o tahine, a água, o limão e tempere com sal e pimenta do reino. Mexa bastante até que fique um creme bem homogêneo.

CARNE DE COUVE FLOR E NOZES


Carne de couve-flor e nozes - foto por Marli Madureira Carneiro

INGREDIENTES

- 1 cabeça média de couve-flor (só os floretes)
- 2 xícaras de nozes (usei amêndoas)
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 2 colheres de sopa de molho de soja
- 1 colher de chá de fumaça líquida
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de zattar

MODO DE FAZER

Coloque a couve-flor no processador e bata, reserve numa tigela, faça o mesmo com as nozes e misture com a couve-flor e reserve.
Agora misture todos os temperos num copo, jogue sobre a mistura reservada e misturar bem com as mãos para distribuir bem os temperos.
Espalhe a mistura sobre a assadeira em uma camada uniforme.
Assar até ficar crocante, mexendo a cada 10 ou 5 minutos (cuidado queima muito fácil nas beiradas)
Depois de pronto acrescente cebola refogada, azeitonas verdes e salsinha picadinha.
Dica: Não processe muito o couve-flor, porque fica muito úmido e demora mais no
forno.

REFERÊNCIAS: Receita adaptada do blog the take out diet e foto de Marli Madureira Carneiro

PARA A MONTAGEM DO KEBAB


- Alface picadinho
- Folhas de hortelã
- Tomate picado em tiras
- Molho de tahine
- Carne de couve-flor
- Pão sírio
- Papel manteiga

Aqueça um pão sírio em uma frigideira até que ele esteja bem quentinho e maleável. Coloque no centro do pão 2 colheres cheia da carne de couve-flor,  1 colher de alface picadinho, 1 colher de sopa de tomate picadinho e salpique as folhas de hortelã e o molho de tahine. Com a ajuda de um papel manteiga, enrole o kebab como se fosse um burrito e torça o papel na parte inferior para que o kebab não abra.

Dica: Você pode acrescentar no seu kebab tiras de repolho roxo e 1 colher de sopa de hommus para deixar sua refeição mais proteica.
Sirva com uma salada de folhas com pepino e rabanete.

4 comentários :

  1. Olá Gabriela, conheci o blog agora e estive a ver as receitas, esta pareceu-me muito original e uma óptima maneira de comer couve-flor, que não é o meu vegetal preferido!! Gostei muito :)

    **
    Patrícia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Patrícia! Fico feliz que vc gostou dessa receita. Ela realmente não tem nada a ver com o real gosto da couve flor. É bem legal mesmo para quem não gosta. Eu fiz como esse recheio de Kebab, fiz também recheado com berinjela (barquinhos de berinjela). Pretendo fazer também como uma carne moída, com arroz e purê.
    Tem uma receita aqui de escondidinho que também é com essa carne de couve flor.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabriela, to adorando suas receitas, ainda não sou vegan, mas to começando o meu processo de substituição. Fiquei bem curiosa com essa receita de "carne" de couve-flor. Mas fiquei em dúvida de como fazer. A couve ela tem q ser processada crua ou já cozida? Se puder me ajudar com essa dúvida irei fazê-la logo, rsrs.
    Beijos e continue nos auxiliando! rsrs
    Vanara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Narinha! Obrigada pelos elogios, fico feliz em saber que vc está gostando das minhas receitas. Eu fiz o blog justamente para divulgar o veganismo através da alimentação.

      Sobre a receita, vc tem que processar a couve flor crua mesmo.

      Beijooos :***

      Excluir