Dicas e receitas da culinária vegan

O Fantástico Bolo de Cenoura do VegVida

Um comentário
Hoje a receita não é minha. É da Renata do VegVida, uma das BamBamBam da culinária vegana, ela possui uma loja em Campinas-SP com as melhores comidas para vender, ela ainda disponibiliza muitas delas, ainda há vídeos e algumas dicas culinárias. Vale a pena conferir o site!

Bem, a receita de hoje é Bolo de Cenoura. Escolhi essa, pois pra mim não existe mais comfort food do que essa iguaria. Esse bolo me remete às tardes da minha infância que eu passava com a minha vó e ela fazia um maravilhoso bolo de cenoura, não vegano, mas ainda sim maravilhoso. Eu fiz muitos bolos de cenoura até conseguir um que chegasse aos pés do bolo de Vovó Dirce e posso dizer que este do VegVida chega!

Eu não usei a calda do bolo que está na receita, eu usei uma receita da minha sogrinha querida Lourdes, ela fica durinha, perfeita para um bolo de cenoura.



BOLO DE CENOURA

Atenção, esse é um bolo PEQUENO! Dobre a receita se necessário (:

INGREDIENTES

- 150g cenoura (uma cenoura média ou duas bem pequenas)
- 1/4 xícara (chá) óleo vegetal
- 2/3 xícara (chá) água ou suco de cenoura coado
- 1 xícara (chá) cheia açúcar demerara ou orgânico - eu usei açúcar refinado mesmo
- 1 e 1/2 xícara (chá) farinha branca
- 1 colher (sobremesa) Fermento químico em pó
- 1 pitada sal

MODO DE FAZER

Raspe a cenoura e pique grosseiramente em rodelas
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto farinha e fermento, e bata até misturar tudo (se estiver utilizando a gordura de palma ao invés do óleo, bata até a cenoura ficar líquida e acrescente a gordura apenas ao final).
Em uma bacia, misture a farinha e o fermento, abra um furo no meio e despeje o conteúdo do liquidificador aos poucos, mexendo com um chicote (batedor de ovos manual, pra quem não conhece) ou espátula até misturar tudo.
Coloque em fôrma (17 cm de diâmetro) com furo no meio e asse em forno pré aquecido, a 220ºC, por cerca de 40 minutos.
Deixe esfriar dentro do próprio forno e desenforme apenas quando estiver frio, como qualquer bolo sem ovo.

CALDA DE CHOCOLATE DA LOURDES

INGREDIENTES

- 4 colheres de açúcar
- 1 colher de creme vegetal (eu uso a Becel)
- 2 colheres de chocolate em pó
- 1 colher de leite vegetal (amêndoa, soja, avelã)

MODO DE FAZER

Leve ao fogo mexendo até desgrudar da panela. Regue o bolo e espere a cobertura endurecer.
Essa receita é para um bolo pequeno - caso seja maior dobrar as quantidades.



ANOTAÇÕES DA RENATA

Antigamente (receita que constava no Multiply), eu fazia essa receita com farinha integral (o que ainda é possível). Atualmente eu costumo substituir apenas meia xícara pois infelizmente compromete a aparência que se espera de um bolo de cenoura. Da mesma forma, substituí o açúcar mascavo pelo demerara ou orgânico; não apenas por questão de aparência, mas para não esconder o sabor característico da cenoura.
Cuidado para não colocar uma cenoura muito maior do que a receita indica, para que a quantidade de líquidos não exceda o máximo da receita. Se achar o sabor muito suave, use a dica do suco de cenoura e utilize em substituição à água.
Como a maioria dos bolos sem ovos, paciência é a chave: forno baixo, bolo não muito alto, forma para distribuir o calor e não mexer no bolo antes dele esfriar completamente.

http://www.vegvida.com.br/site/receitas/bolo-de-cenoura-com-calda-cremosa-de-chocolate-140/


Um comentário :

  1. Posso usar uma colher de cacau e leite de coco daqueles de vidrinho industrializados para a cobertura?

    ResponderExcluir